quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Seu condomínio vale o quanto custa?

Passada finalmente toda a folia de carnaval a rotina volta à tona, confesso que não curto muito carnaval, aproveitei os dias de folga e fiz várias coisas em casa, depois venho mostar a vocês, e como namorido trabalhou todos esses dias, tive tempo de sobra pra colocar vários projetinhos em dia.

Mas mudando de assunto, semana passada a Ridjo nova leitora do blog, me perguntou a respeito de valor do condomínio, e me pediu para fazer um post sobre o assunto pois ela não havia encontrado muitas informações sobre condomínio por aí. E realmente nos blogs que eu acompanho pouco se fala sobre condomínio, valores e etc., porém esse é um assunto que deve ser levado em consideração ao comprar ou financiar um imóvel. conheço alguns condomínios que o valor é maior do que a prestação da casa.

No meu caso como comprei o apê ainda em construção onde todo esse assunto de condomínio é ainda mais complicado, a construtora faz uma expectativa de quanto vai custar o condomínio que muitas vezes não é a realidade, pois o valor que eles colocam hipoteticamente quando você ainda está pensando em comprar o imóvel muitas vezes não corresponde a realidade, uma vez que aquele valor é para o menor apartamento da planta, ou seja se você escolher um apê maior certamente vai pagar mais, pois o valor do condomínio é calculado pelo m2 do seu apartamento, mais a sua vaga na garagem mais o espaço comum correspondente ao percentual do seu apartamento.

Outra coisa que influencia muito no valor do condomínio é a quantidade de apartamentos dentro do condomínio, pois muitas das despesas são fixas e não importa muito se morar mais ou menos gente o valor vai continuar o mesmo, por exemplo: o serviço de portaria, limpeza e jardinagem, (que no meu condomínio é mão de obra terceirizada) é o mais caro do orçamento e não importa se tem 10 ou 100 apartamentos, ainda vai ser necessário ter porteiro 24 horas, ao menos uma faxineira e um zelador.

No meu condomínio como tem 115 apartamentos o valor fica mais divido, porém eu sei que quem mora na cobertura paga o dobro que eu pago, uma vez que o apartamento tem o dobro do espaço e duas vagas na garagem.

No valor que eu pago mensalmente além do serviço de portaria, limpeza, água e energia do condomínio todo está incluso o gás e a água que usamos individualmente em cada apartamento então para mim compensa bastante pois temos uma certa segurança no condomínio mais água e gás já inclusos no valor do condomínio.

Porém adianto a vocês que no começo houve muita briga e discussão, a construtora era responsável pela empresa que administraria o condomínio no primeiro ano, mas essa empresa não administrou nada, não cobrou condomínio nos primeiros meses, ficamos com uma dívida enorme com a empresa que prestava o serviço terceirizado e somente agora que as coisas começaram a entrar no eixo, fora as reuniões infindáveis, onde muito se discutia e pouco se chegava num acordo.

Outra dica se você desconfiar de algo é verificar o balancete mensal, ver onde o dinheiro de vocês está sendo aplicado.


7 comentários:

Anônimo disse...

MAYSA, ESTA COISA DE CONDOMÍNIO É REALMENTE DE TIRAR O SONO, O MEU POR EXEMPLO ESTOU ACHANDO CARO PELO SERVIÇO QUE VINHA SENDO PRESTADO, MAS COMO MUDOU A ADMINISTRADORA ESTE MÊS, VAMOS VER SE MELHORA. BEIJINHOS!

areformaemforma.blogspot.com

Eva disse...

Eu não pago condomínio hoje em dia, pago IPTU, mas paguei durante anos, e sei que existe problemas com algumas administradoras, passei por isso e tivemos que trocar, todo cuidado é pouco hoje em dia, bem colocado o tema do post, bjos, minha querida Maysa, obrigada pelo carinho.

Anônimo disse...

Boa tarde Maysa!!!
Agradeço o carinho da sua visita!!!
Seja muito bem vindo ao meu simples cantinho!!!

Adorei o seu espaço e terei que sair agora , mas depois retorno para ler o seu texto com mais atenção pois moro em um condomìnio.

Uma tarde linda para ti !

Bjs

Unknown disse...

Condomínio é realmente complicado. Uma vez morei em um prédio de 12 andares, com 2 apartamentos por andar e o condomínio era super alto, já que eram poucos condôminos para manter a área de lazer e os funcionários do prédio...

Beijos!

Angela disse...

condomínio é complicado...Aqui nem sempre o que é efetuado foi comunicado nas assembléias, ou seja volta e meia tem taxas extras no boleto.
ótimo final de semana.Bj

Meire disse...

Maysa, obrigada!

Temos que arrumar um jeito de contornar isso, nem tudo o que é cobrado é necessário... E condomínio parece ser coisa de louco, porque sempre vai aumentar se deixarmos tudo correr livremente, você viu o valor do meu e nem pegamos as chaves, não adianta só brigar nas assembleia, temos que impor o que tem ser cobrado e não o que querem.

Beijo minha linda e mais uma vez obrigada.

Obs.: sua esfiha me deixou com água na boca.

Patricia e Matheus disse...

Seu apto é da MRV? Seus problemas, graças a Deus já resolvidos, são muito parecidos com os nossos....
Estamos há 2 anos tentando resolver esses problemas, mas creio que a solução está próxima!!
Beijinhos, seu blog é muito lindo!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...