sexta-feira, 27 de abril de 2012

Receitas Saudáveis x Programas Culinários

Adoro assistir programas culinários, é ótimo para ver dicas, receitas novas, ingredientes diferentes para variar o cardápio. Porém agora que estou querendo emagrecer tenho prestado mais atenção no que eu como e nos alimentos que eu compro do supermercado.

Nesse processo de emagrecimento decidi frequentar o Vigilantes do Peso, pois sem um apoio, sem um compromisso de ir me pesar, ouvir dicas e depoimentos de quem passa pelas mesmas dificuldade do que eu, estaria fadada ao fracasso mais uma vez.

Bom mas o que tem em comuma os programas culinários com esse processo de emagrecer? Tem tudo haver, pois comecei a notar que a maioria das receitas dos programas são extremamente calóricas, carregadas de margarina, azeite em excesso, creme de leite e etc... Comecei a pensar se essas pessoas que fazem a receita comem aquele tipo de comida todos os dias.

Vi o Edu Guedes semana passada fazendo uma polenta com costela de boi. O Olivier comendo, costelinha de porco frita na banha. Nigella comendo paqueca doce com calda de blueberry e chantilly. As receitas do Claude Troigrois são todas banhadas em manteiga. Enfim é uma enxurrada de receitas extramente calóricas que devem ser consumidas com moderação, uma vez ou outra, porém todas as semanas somos bombardeados com receitas que parecem ser delicosas mas "engordigth".

Receitas saudáveis são raríssimas nesses programas o que é uma discrepância, pois todos os dias vemos em jornais, em portais de internet, revistas e etc. matérias falando de como devemos ser saudáveis, de como manter uma vida saudável, de reduzir o sal, o açúcar a gordura e a carne vermelha do cardápio para termos saúde e longevidade e somos brindados pelos programas culinários exatamente pelo oposto, mas a minha dúvida mesmo é esse povo todo como de fato essa comida que eles nos ensinam?

Mas mudando de assunto, esse foi só um desabafo mental rs... fiz duas receitas uma mais saudável e outra nem tanto, vamos a primeira.

Panqueca com Carne de Soja.

Primeiro vou confessar que eu não era muito fã de carne de soja, já havia experimentado uma que era em pedaços, mas não ficou muito bacana e eu não gostei. Depois dessa vez deixei pra lá. Sempre ouço falar que sabendo fazer você nem distingue a soja da carne, mas faltava um exemplo prático de como deixar o prato saboroso.

Então numa das reuniões dos Vigilantes a orientadora passou a dica e experimentei em casa.

Massa (tradicional)
- 1 xícara de leite
- 1 xícara de farinha
- 1 ovo
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá rasa de fermento.

Modo de Preparo: bata tudo no liquidificador e reserve.

Recheio

- 1 xícara de soja texturizada (fácil de achar no supermercado, ela tem a aparência triturada)
- 1 cebola
- molho de soja ou inglês  a gosto
- molho de tomate

Modo de Preparo: refogue a cebola numa panela de pressão de preferência teflon (assim você não precisa utilizar óleo), pode ir acrescentando um pouquinho de água para ajudar a refogar, acrecente a soja e mais um pouquinho de água, coloque o molho de soja ou inglês e continue refogando. A soja já começar a ficar hidratada, depois disso acrescente o molho de tomate, se você gostar de bastante molho acrescente um sachê inteiro, se gosta de menos molho meio sachê é suficiente. Acrescente uma xícara de água, tampe a panela de presão e depois que chiar deixe por 1 minuto. Retire a tampa e deixe o molho reduzir ao seu gosto.

Faça os discos de panqueca depois é só rechear e enrolar. Se quiser pode acrescentar 1 colher de cream cheesse na hora da montagem fica uma delícia. Depois é só gratinar no forno.







Como vocês podem ver a aparência é igualzinha a de uma panqueca de carne. E podem acreditar o sabor também é praticamente idêntico. A primeira vez que eu fiz não contei para o namorido que era soja, comeu lambeu os beiços e ainda afirmou que era carne.
Arrisque-se a fazer, é mais saudável e mais barato que carne.



Segunda Receita:

A segunda receita é do Que Marravilha! da semana retrasada: "Frango Crocante ao Molho de Shitake", quando vi a receita fiquei com água na boca, o frango parecia tão crocante e o molho tão saboroso que não resisti e acabei fazendo a receita.

Nessa receita o que pega é o creme de leite que é bem calórico, se você comer só uma porção não vai pesar muito na balança.

A receita na íntegra está aqui:





Na minha receita deixei o pão que vai por cima do frango tostar demais, e usei pão integral no lugar do pão branco, mas ficou gostoso, olhando a receita pela televisão achei que ficaria mais gostoso do que ficou, mas o molho realmente é muito bom, daria nota 8 para a minha execução da receita.

Mudando mais uma vez do assunto e encerrando esse longo post (para compensar minha ausência)
esqueci de mostrar a ganhadora do sorteio que fiz no blog o ano passado, tivemos alguns contratempos no caminho, demorei um pouquinho para enviar a bolsa, a Deya foi viajar e demorou um pouco para postar as fotos, mas está tudo aqui, passa lá confere a bolsa do notebook, o porta-biju e todas as lindas transformações que a Deya faz no Reciclar é tudo de bom.


22 comentários:

Elaine Cristina disse...

Boa tarde minha querida!
Obrigado pelo carinho da visita!

Eu tbm gosto muito de assistir programas culinários!!
Com certeza é completamente possível nos alimentarmos de forma saudável e sem perder o sabor.

Ameis as sugestões!

Um feliz fim de semana para ti junto aos seus!


"Vive mais feliz quem tem olhos capazes de escutar o canto amoroso da simplicidade.É nas miudezas que tudo aquilo que realmente importa se revela com maior nitidez."Ana Jácomo

Maysa disse...

Que delicia, só de ver a imagem deu vontade!
Vim desejar um otimo fds, bjs doces!
Amei sua visitinha!

rose japan disse...

Oi maysa obrigada pela visita viu!!! Acabei de ler o texto acima e ae morasse ai faria parte desse grupo deve ser muito bom pq sozinha muitas x nos sentimos desmotivada...

Ontem mesmo meu marido falou pq vc n entra numa academia, e tb tava ja com vontade de fazer alguma coisa, e logo,logo quero fazer alguma coisa desse tipo.

Tbm adorei a receita, nunca procurei saber se aqui tem carne de soja, maa ultimamente tb restrinjo a carne vermelha durante a semana, e queria jfazer umas mudancas de cardapio..e essa receita pareceu super saborosa...

Qbjinhos rose jp

Vivi@ne disse...

OBRIGADA PELA VISITINHA, QUANTO AS É SÓ CLICAR QUE ELAS AMPLIAM.
VOLTE SEMPRE QUE QUISER AO MEU BLOG. BJS!

areformaemforma.blogspot.com.br

Marli Elisabete disse...

Uhhh essas receitinha estão de dar água na boca!!Delícia!!Http:marlisalomao.blogspot.com

Michelle disse...

Dotô disse que agora minha alimentação precisa ser muuuito saudável... aí eu disse que saudável dá mais trabalho... hahaha será que não??? Na verdade não tenho escolha, tô refazendo o livrinho de receitas...

bjjjj

Criações da Nini disse...

Olá!

Olha eu tb adoro ver esses programas, e acredito que muitas receitas que eles ensinam não saem do papel de fato, mas algumas eu até faço principalmente as receitas do programa Que marravilha acho as receitas que ele ensina facéis,e olha essa panqueca está com uma cara ótima me deu água na boca!
Quero aproveitar para deixar um convite, acabei de fazer um novo blog onde vou compartilhar meu dia dia e minhas criações e adoraria receber sua visita nesse meu novo cantinho, quando quiser venha conhecer!

Beijos; Janini

http://criacoesdanini.blogspot.com.br/

Vânia Pinho disse...

Hummm deu até vontade comer...de fazer não kkkkk, ando tão desanimada de cozinha.Mais quem sabe eu não me anime com essas suas receitas!

bjus

Vânia Pinho

Apto dia a dia disse...

Maysa, faz tempo que to querendo fazer alguma coisa com soja, mas nunca achei uma receita que explicasse bem como faz, a sua ficou ótima... vou ver se me arrisco!
A cara das panquecas estão ótimas!!

bjoooo
Fer

Eu sou a Ridjo disse...

Maysa, eu já estava com saudades! Sua panqueca me enganou rsrsrs. Mas como eu comi faz poucas semanas um strogonoff de carne de soja que minha mamãezinha fez e achei gostoso, posso encarar com tranquilidade essa receita.

Beijoca. linda e não some.

Meire

Dias a Dois disse...

Oi Maysa!
Menina, nem me fale nessas receitas! Adoro esses programas de culinária e inclusive tenho um livro da Nigella, mas é tudo muiiiito pesado! Não dá mesmo pra acompanhar...
Estou tentando voltar pra uma alimentação mais balanceada, mas tá difícil...

Beijoocas

Lets disse...

Humm que delícia essa panqueca!

Boa sorte com o emagrecimento! E parabéns pela iniciativa de se cuidar!

Já está rolando o sorteio de aniversário do Puxadinho.
Te espero!

Beijos e ótima semana!
Lets

Izabella Medeiros disse...

Olá...passando para avisar do sorteio que está rolando no meu blog de um lindo kit de necessaires. Confere lá depois.
:D

Nosso 1º ap disse...

Obrigada pela ajuda la no blog,tô com uma duvida danada, pq sei da qualidade da marcs(brastemp)o problema é que parece que eles não foram felizes com esse modelo de maquina.Aliais, não sabia que tinha saido de linha, voce tem certeza? so sabia que tinham tirado de linha a sansung, por problemas.Não sei se essa economia vai valer a pena.Ate coloquei uns videos la, se quiser da uma olhada.

Ah obrigada pela dica, vou perguntar la no blog que vc indicou.


bjssss
Ana

Teto Doce disse...

Quanta gostosura!!! Eu gosto de carne de soja, fazia uma esfirra de soja que ninguém dizia que era soja. Faz tempo que não faço. Vou resgatar a receita.

Beijinhos,

Mundo da Mony disse...

Oiee,tudo bem com vc???
Tava visitando os blogs,entrei no seu vi e adorei e já to te seguindo...bjus

E uma excelente semaninha!!!

http://simony-fragoso.blogspot.com.br/

Eu sou a Ridjo disse...

Maysa, tá sumidinha...

Não sei se você gosta, mas tem um selinho para você lá em meu bloguinho, é mais uma homenagem para dizer a verdade.

Beijoca,

Meire

http://senaoesopaebolo.blogspot.com.br/

Bruna Dalcin :: Comprando meu APÊ! disse...

Oiiiiiiii

Corre lá no blog que tem um sorteio de uma almofada super moderna rolando! Não deixe de participar!

http://comprandomeuape.blogspot.com.br/

Boa sorte!
Bjs

Orvalho do Céu disse...

Olá, querida
Gosto de carne de soja... muito bom!!!
Seja abençoada e feliz!!!
Bjs de paz

Calíope Corrêa disse...

Oi mulher...

Olha, achei tua pergunta lá no blog pertinente, por isso vim te responder.

Aquele post não é um Publieditorial não. Mas sempre que uso algo de outro blog ou site eu coloco o link. Quando for algo relacionado a Parceiros, tenho uma tag Parcerias que estará presente na postagem. Anúncios lá no blog jamais serão mascarados. Não se preocupe!

Nesse caso, há um tempo estava procurando como montar looks online e achei 3 dicas no blog Toda Pop, experimentei as dicas, e esse site foi o que eu mais gostei. E eu nem recomendei, nem nada, foi só o link mesmo, pra quem quiser se divertir tbm! =D

Obrigada por me visitar por lá!!
=DDDDDDD

Bjus

Deyse Costa disse...

HuUummm... parece muito bom!!

Já estou seguindo. bjos

Cottage Regressiva disse...

Oi Maysa, vim agradecer sua enorme ajuda! Seu comentário foi fabuloso e eu estou mesmo nesse momento de trocar informações, pois decidida de fato não estou de nada. Agradeço imensamente seu carinho e me fez refletir muito o seu relato! Tb adorava o VP, mas sempre chegava nessa fase de achar que pra todo mundo era fácil e que eu era incompreendida!!! Eu começava super bem, mas do nada eu ia desanimando e não sabia o motivo. Até que aprendi que a fórmula não é igual pra todo mundo e envolve um bando de emoções mal resolvidas sim, que pesam demais na balança! Num primeiro momento a terapia me ajudou bastante, mas nada que fosse consistente. Agora nessa nova etapa, quero ver até onde esse processo me leva. Posso estar fazendo o programa de cirurgia do estômago, mas a resposta que darei lá no final ( se farei ou não ) será dada baseada no que eu vivenciar nesses dias de terapia, nutricionista, etc... E é exatamente por isso que essa troca com pessoas como vc está me ajudando cada dia mais. Obrigada por sua generosidade e estou aqui torcendo por sua vitória dia a dia. Um bjo e um abraço apertado. Às vezes alguém que ainda não conhecemos nos faz melhor do que qualquer outra pessoa a nosso redor. :-))

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...