segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Quanto custa um sonho

Há algumas semanas tenho pensado no que fazer da minha vida em definitivo, afinal tenho um apartamento praticamente pronto para morar e ainda não moro nele. Isso porque eu quero me casar e sei que se eu começar a morar junto com o namorido não vamos nos casar nunca mais. Sabe como é o comodismo, a história de que não se mexe em time que está ganhando e quando vemos a idade passou, os filhos chegaram e o sonho nunca vai ser realizado.

Tenho pensado muito nisso e em quanto vale um sonho, em quanto é importante ou não se casar com tudo o que tem direito, se de fato vale o que custa a festa de um casamento.

Nesses meu pensamentos tenho chegado à algumas conclusões: nós gostamos de complicar a vida, a modernidade chegou e quando pensamos em casamento o céu é o limite, hoje em dia existem tantas opções para agregar numa festa de casamento que pensando praticamente não sei se tudo isso é um problema ou solução: placa de carro personalizado, chá bar, chá de lingerie, chá de cozinha, madrinhas combinando o vestido, lembrancinhas, lembranças dos padrinhos, convite, convites dos padrinhos, bem casados, bolo para servir, bolo só de enfeite, mesa de doces enfim algumas de uma infinidade de detalhes de uma festa de casamento.

Mas realmente precisamos de tudo isso? Sua mãe ou sua vó teve esse mundo de coisa na festa de casamento?

É claro que seu eu tivesse dinheiro sobrando ia sim querer tudo isso e mais um pouco do que eu disse acima, não vou ser hipócrita mas voltemos a realidade e a minha realidade é de fazer escolhas, e eu escolhi ter uma casa mobiliada e portanto sobrou pouca verba para o casamento em si, mas será que é possível fazer um casamento simples e bonito, gastando pouco?

É nisso que eu tenho pensado e até agora não cheguei a conclusão alguma, comecei a levantar alguns preços mas vou ser sincera tenho medo de começar e tudo isso se transformar numa bola de neve que vai me sufocar depois.

As vezes penso em jogar tudo pro alto e ir morar junto e acabou, mas depois penso que posso me arrepender e ser tarde demais (nada contra mas por hora não penso em entrar na igreja de véu e grinalda na terceira idade) por isso estou dividindo um pouco da minha angústia aqui no blog, pois com certeza algumas de vocês já passaram por isso e podem dividir um pouco da opinião de vocês comigo ou até mesmo dar algumas dicas.
 Enfim é o dilema: Caso ou compro uma bicicleta?



20 comentários:

Angela disse...

Maysa quer saber?Siga seu coração!Eu sou filha única.quando fui me casar queria mais era uma viagem fabulosa que uma festa,mas no fim realizei o sonho da minha mãe,e a festa foi linda,mas não era o meu ideal de casamento,ainda olho o vídeo e não me recordo de metade dos rostos,pois eram muitos deles convidados dos pais do meu esposo,e dos meus pais...Agora a igreja menina eu achava balela,mas quando entrei senti algo muito forte e esse eu farei novamente quando fizer 25 anos!Mas o melhor de tudo isso é estar junto,amando, seja qual for sua escolha,seja feliz!!!!!!!!!!!Bjo Angela.

Unknown disse...

Quando ficamos noivos e compramos nosso ap, pensávamos em casar apenas no civil, fazer uma festinha intima e etc... só pra não gastar!!!
Mas depois fiquei pensando que poderia me arrepender...
Pechinchei pechinchei pechinchei.... fiz lembrancinha, convite, prendendor de guardanapo, itens de decoração... economizei com decorador, optei por um vestido lindo de uma loja desconhecida, troquei a igreja por fazer tudo no mesmo lugar e consegui fazer um casamento barato e de bom gosto.

Se vc quer ser noiva, só posso te garantir que nada substitui aquele momento em que vc olha para o seu noivo lá te esperando e sente aquela certeza de que encontrou a pessoa certa para dividir com vc todos os dias da sua vida...

Valeu a pena deixar para decorar a casa depois...:)

bj

Eva disse...

Maysa querida, adorei a sinceridade do teu post, realmente é uma dúvida cruel, hoje em dia as pessoas moram junto, mas para mim perde o romantismo, minha filha mora junto com o namorado e acho que não vai casar de véu e grinalda, se é o sonho para ti, casa de véu e grinalda mesmo que simplesinho, mas casa, festa é pros outros e não vale o teu sacrifício, seja bem feliz sempre, beijos.

•♥ Sra. N ♥• disse...

olha amiga, vc tem mesmo q ouvir seu coração, fazer a sua vontade.

Não precisa ser nada exagerado, sabendo escolher, dá pra gastar pouco sim (não sei se ja leu parte do meu relato sobre casamento). Meu vestido custou R$250,00 - Meu Buquê foi R$100.

A única parte que não dá pra economizar é na decor da igreja, pois tem o minimo que o local exige e o gosto das outras noivas do dia. Mas nem coral precisa, tem muita igreja que aceita CD com as músicas.

Festa, é legal... não vou falar que não gostei de ter ganhado uma festa. Mas sinceramente? minha opinião ta?! noivo e noiva não aproveita NADA! é tanto protocolo, foto, beija, cumprimento... que a noite acaba, vc ta um caco de cansada, e não consegue nem comer direito.


Se o lance não é só pelo ritual de oficializar e sim de entrar na igreja: Vc pode muito bem casar na igreja e fazer um bolo com champanhe depois, tem muita igreja que tem salão anexo. É elegante, chique, e muito mais barato.

E o lance é só para oficializar pode fazer um mini wedding, casa no cartório e depois um brunch ou almoço para poucos.

Ou faz uma mini festa em salão, com cartório junto, e tem a chance de entrar de noiva e fazer tudo no mesmo lugar.

MASSS tb não ignore a opção de juntar agora e casar depois viu? conheço muita gente q fez isso. Até quem teve a filha como daminha levando alianças.

Espero ter ajudado e não atrapalhado mais nas dúvidas.

Bjs

Má! disse...

Maysa, eu as vezes fico no mesmo dilema que vc está agora, pois tambem já tenho td montado e eu namorado já ate mora lá, mais eu ainda não fui.
Eu penso em fazer alguma coisa bem simples, pois hj dá pra vc fazer varios tipos de comemoração, por exemplo em uma chacara durante o dia, um churrasco, ou ate mesmo num gramado em um sitio fica bonito e vc não gasta muito.
Eu sempre penso que com esse dinheiro eu poderia fazer uma viagem maravilhosa, mas acho que vale a pena reunir pessoas que realmente vc gosta e não deixar passar em branco.
Bjo Bjo

O meu pensamento viaja disse...

Vou-te contar uma história:
- Uma amiga minha foi viver com o namorado e tempos depois tiveram um bebé, uma menina.
No dia do 1º aniversário da menina, os pais chegaram a casa dos sogros onde haveria a festa e declararam que tinham uma novidade para contar.
Todo o mundo ficou em silêncio esperando.
Então, o casal declarou que tinha acabado de se casar na presença da filha.
É ou não é uma excelente solução?
Beijo,
Nina

Ana Paula Gervason disse...

Maysa querida!

Imagino o que esta pensando,mas com toda sinceridade o mais importante de tudo é o amor que vocês sentem um pelo outro, mas se for muito importante uma festa reuna as pessoas que vc ama para compartilhar esse momento que é muito especial...


Bjss querida e uma maravilhosa semana!

http://toutlamour.blogspot.com

Carolina Lima disse...

Maysa,
entre casar e comprar uma bicicleta eu sugiro que você case!
O casamento é uma oportunidade única e ao longo da sua vida muitas outras bicicletas aparecerão.

No final do ano passado me formei e sempre sonhei com a festa. Sabia que por mais que meus pais quisessem me dar isso não seria possível, afinal não é fácil pagar a faculdade de 2 filhas e manter uma casa com 05 pessoas.
Então pensei, pensei e cheguei a conclusão de que a minha vida apertada, financeiramente falando, possivelmente sempre será a mesma, então seria preciso eu ver o que realmente queria e 'me esforçar' pelo o momento único.
Com um salário de estagiária eu consegui pagar a minha formatura incluindo o baile. Foram 02 anos falando 'não' para muita coisa, mas hoje eu tenho as lembranças e a certeza de que se fosse preciso eu viveria e pagaria tudo novamente.

Casar não é barato, mas eu tenho visto em tantos blogs casamentos tão simples e tão lindos!
Vou deixar um link de um blog que recentemente conheci e me encantei: http://mimoscarolsena.blogspot.com/search/label/Meu%20Casamento

Coloca em um papel quais são os sonhos que você não dispensaria no seu grande dia e tenta trazê-los para a realidade!
E você tem se mostrado uma pessoa tão criativa, com certeza fará milagres! =)

E para encerrar, gostaria de agradecer pelo o comentário incentivador: amanhã terá o Desafio #01 do blog!
Críticas e sugestões são SUPER bem vindas! ;)

Que sua semana possa ser iluminada!

Beijinhos,
Carol :)
http://bembemsimples.blogspot.com

Vânia Pinho disse...

Maysa,
Siga seu coração e seu sonho.Seu principal sonho é de se casar na igreja de véu e grinalda, e isse é o verdadeiro casamento, o festão com todos aqueles itens que você citou é apenas o complemento do cadasamento e muitas vezes acabamos fazendo uma festa mais pensando no que os outros vão achar.E mesmo que você decida fazer uma festa simples, pode ter certeza que no meio do caminho vc verá que já está gastando mais do que tinha planejado e acabará acumulando dividas para depois do casamnento ( isso é fato).Case na igreja sim...use o o mais lindo vestido que puder e escolha um buquê o qual as flores vc jamais esquecerá o perfume,use e abuse na decoração da igreja( dentro do orçamento rsrsrs )e faça uma recepção com bolo e champagne ( que por sinal é muito chic!) no salão da igreja mesmo.Pronto...seu sonho estará realizado e você será feliz para sempre!!!
Eu também tive esse sonho,mais engravidei e decidimos morar juntos ai gastamos dinheiro com a montagem da casa,quando meu bebê estava com 11 meses nos casamos e fizemos uma recepção(almoço)para os poucos convidados,parentes e amigos chegados...tiramos muitas fotos! Fotos que por sinal nos rendeu boas risadas anos depois, pois quando meu segundo filho estava com 3 anos, ele achou o álbum do casamento e viu o irmão nas fotos e ele não...ai ele falou: mãmãe, eu não gosto mais de você,porque vc não me levou no seu casamento, só levou o Fellipe, quem ficou cuidando de mim???kkk

Bjsss querida...sei que fará a coisa certa e será muito feliz

Vânia Pinho
www.casadebonecadecor.blogspot.com
www.presentart.blogspot.com

Anônimo disse...

eu estou com meu marido há 11 anos,após 1 ano de namoro fomos morar juntos pq por problemas pessoais eu tive q morar sozinha e ai pra ele se instalar comigo foi questao de semanas.Entao,eu sempre quis me casar,mas eu tinha outras prioridades,pq nem casa nos tinhamos,ganhava pouco,e na minha vida nada foi facil pq nunca tive pai e mae pra me ajudar em nada.Sozinhos,eu e ele,conseguimos nossa casa,hj temos casas de aluguel,e há 5 anos resolvemos nos casar,só no civil e teria no outro dia um jantar so pra familia e amigos + intimos.Eu sempre dizia q se nao fosse pra casar do MEU jeito eu nao casaria,ate q aceitei me casar so no civil.Sabe o que aconteceu? meu marido ficou doente no Dia do Casamento,pedra nos rins,teve q se internar pra fazer a cirurgia,o medico me disse q nao tinha jeito tinha q operar nao podia esperar.Fiquei doida,fui pra casa de moto sozinha,a moto estragou,começou a chover,eu na rua com chuva empurrando uma moto.Fui em casa tomei banho e fui pra casa de uma amiga chorar,ai ela falou: Vc vai casar sim,fomos pro hospital,depois de chorar e insistir muito o medico liberou ele so pra casar,eu fui de bermuda,blusa e rasteirinha,e ele nem te conto,todo cheio de esparadrapo por causa do soro,uma cara de doente,com dores fortissimas,quase querendo me "bater",mas nos casamos,tiramos fotos e eu nem fiz questao de guardar,pq ficaram horriveis.No outro dia foi o jantar e eu estava sozinha com os convidados q na maioria eu nao conhecia pq eram amigos dele,nao tinha como ter cancelado pq foi td no DIA do casamento.Enfim,so coloquei minha historia aki pq eu sempre dizia q tinha q ser do meu jeito senao nao servia,e NADA deu certo,mesmo depois de tanto tempo esperando.Ainda sonho em me casar na igreja,vamos fazer isso no ano que vem,seria esse ano mas quero fazer a festa de aniversario de 03 aninhos do meu filho,pq nunca fiz nenhuma(foi + uma coisa q eu queria ter feito tdos os anos + as condiçoes nao permitiram) ai ano que vem vou me casar na igreja,como eu sempre quis e ainda ter a honra de entrar ao lado meu filho,pq nao tenho pai e nem sogro pra entrar comigo.Então eu so te digo uma coisa,se vc tem condiçoes de fazer a festa do seu casamento,faça pq realmente axo q e o sonho de toda mulher,mas se nao der agora,se case so no civil,e organize sua vida,faça td q é + prioridade e depois quando vc tiver + tranquila financeiramente vc se casa do jeito q vc sempre sonhou.Morar junto tb é muito bom,eu passei por essa fase tb,me "juntei" aos 15,me casei no civil aos 22 e pretendo me casar na igreja aos 28,se Deus quiser...É so minha opiniao,minha historia,se disse alguma coisa q possa te magoar ja peço desculpas desde ja...FELICIDADES
(ah ja ia esquecendo,sempre visito seu blog e gosto muito,parabens.)

casa de fifia disse...

oi maysa
o ano passado eu fui a um casamento aqui na Itália bem diferente dos que eu já tinha participado.
o casal de amigos, moravam juntos há 8 anos, então fizeram um casamento muito simples e bonito.
uma igrejinha na serra, era um igreja bem pequena e simples,
os convidados eram menos de trinta só amigos e parentes, depois do casamento fomos a um restaurante com uma sala reservado para os convidado. foi tudo simples e de muito bom gosto.
e tinha só um bolo.
os convites ela fez com o computador.
e o vestido era alugado.
no meu casamento tive muitas coisas que se voltasse atras não faria.
mas foi muito bonito.
escute seu coração. faço que ele mandar, que você não vai se arrepender!!!

baci

Fabiane disse...

Vim retribuir a visita,gostei e vou ficar...volte sempre...

Flavia disse...

Aiiii escrevi uma texto enorme e apagou tudo...resumindo... a melhor comemoração é aquela em q vc curte e se sente realizada...faça qq coisa, mas não deixe passar em branco! Não precisa gastar muito! Aliás, acho uma besteira se endividar com festa de casamento. Mas se tem, ótimo rsrs!
Beijos!!

Drika - Adriana Ribeiro disse...

Ola Maysa.. vim aqui cantando Adele te fazer uma visitinha...
Minha irma vai casar ano q vem e andamos comentado sobre tudo isto dia desses aqui em casa... acho que qdo se trata de casamento, vale o sonho! É mesmo uma coisa unica pra mulher, e desde que com responsabilidade para nao se afogar em dívidas, vale correr atrás do que o coração deseja!!! Bjs e boa sorte pra vcs!

Fabiana Simone Torres Tardochi disse...

Oi!
Imagino o dilema que está vivnedo. Já passei por isso .
EU nunca quis me casar na Igreja, vestida de noiva e todas essas coisas, mas para agradar a família fiz tudo como mandava o fugurino. E quer saber de verdade? Eu acho que se não tivesse feito tudo isso não seria plenamente realizada.
Faça um almoço bem simples só para os mais íntimos e aproveite o seu dia de noiva!
Você não vai se arrepender e vai guardar boas recordações para o resto da vida.
Um beijo

lilian vieira disse...

oi querida, quando me casei(11 anos atrás), não ia fazer festa mas acabei ganhando dos padrinhos uma ajuda então fiz uma festa simples, os familiares quer ajudaram no preparo e decoração,tudo ficou lindo!mesmo sem a festa não abra a mão de entrar na igreja vestida de noiva.é muito bom!bjos.

Borbulhas Literárias disse...

Sei lá, viu? Qualque coisa vale a pena... eu não tinha como casar e fui morar junto, depois casei, já tinhamos até a filhota. Também vale casar no quintal, fazer um churrasco depois do civil. Qualquer coisa vale, qualquer coisa mesmo. Eu só não adio nada do que tenho vontade! eu queria morar com ele e fui. Só casei depois. Nãoa guentaria esperar, não! rss

Nana disse...

Flor, não importa se é casar, morar junto ou comprar uma bicicleta (aquelas duplas tá, para não deixar o homem escapar), eu moro junto com o meu marido (é marido, mesma coisa, tenho até os meus direitos) a 8 anos, não me arrependo e hoje já pensamos como será o nosso casamento, simples, só a familia e os padrinhos. Não será nenhum custo absurdo, mas será algo bonito e que será lembrado por nós dois. Eu não sou a favor de casamento para os outros (acho que é por isso que não casei). Serei sincera, morar junto foi a melhor coisa, pq eu conheci o homem que eu gosto, tem tanta gente que casa e depois de um tempo descasa.
Não liga não, se for morar junto será bom, só não terá papel e festa. Mas vc pode fazer um Open House hehehe

Bjs

Nana

Calíope Corrêa disse...

Mulher... pois tu não sabe, estou na mesma situação.

Moro com meu namorado em um apê alugado, esperando que o nosso fique compro, pois compramos na planta.
Jpa decidimos que vamos casar, mas sem um tostão no bolso, como é possível! Pois todos verão no meu blog que vai ser possível sim... já estou organizando tudo!

Cada pessoa da minha família vai fazer uma coisa, e minha lista de convidados cabe numa página de post-it. Vou fazer um mini-wedding, todo no estili "DIY" (faça você mesma)... mas não quero deixar isso passar em branco.
Nem pesquisei buffet, casa de festas, fotógrafo, nada, porque não tenho dinheiro pra nada disso... Vamos casar na beira do mar, fazer a festa em alguma casinha lá na praia e será bem íntimo. Um amigo nosso que é pastor já se comprometeu com os votos, minhas amigas que serão damas vão me ajudar com tudo... e assim sei que vou conseguir. Mesmo que não seja um super casamento como esses que a gente vê nos blogs por aí, mas será um dia especial pra mim e pro meu "namorido"! E vamos lembrar desse dia pra sempre... das coisas boas e do mico, da escassez, e daí! rsrs

Receberemos o apê um pouco antes da data que queremos casar... mas já disse ao love, "só vou pra casa nova casada!! rsrs"... sei que ano que vem talvez não possa me dar a esse luxo, mas não custa nada eu sonhar neh?!

Se você resolver fazer alguma coisa e precisar de ajuda, não hesite em falar comigo tah! Vamos trocar figurinhas...

Bjus
@OMundoDeCaliope

Marion disse...

Adorei ler teu post e os comentários das amigas aqui...! Nunca casei - mas acho que estão certas todas as que te disseram: segue teu coração! e, pelo jeito, teu coração diz "quero casar"... Tb acho que todas essas coisas que se pode ter num casamento são legais e tentadoras. Mas vamos combinar que bom mesmo é "casar bem e barato", pra não ficar sofrendo com prestação depois! Seja feliz! Muito!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...