sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Ser gorda - A saga continua - Vigilantes do Peso

No post anterior comecei contando a minha história e como consegui emagrecer 30kg com ajuda de remédio contudo, como esse tipo de milagre não funciona, voltei a engordar e fiquei anos nesse limbo de voltar a ser gorda e  me martirizar por isso, porém  não fazia nada de concreto para mudar o cenário e a atitude.
 
Ia à consultas regulares com a endócrino, pois no fim das contas como tenho hipotireoidismo tenho que fazer um controle pra ver se está tudo direitinho, porém tinha desencanado de emagrecer, até que eu disse à ela a minha vontade de tentar o vigilantes do peso, porém não tinha na minha cidade, para minha surpresa ela me disse que tinha sim, era só eu dar uma procurada para descobrir.
 
A minha primeira tentativa no vigilantes foi em 2011, e fiquei apenas um mês lá, descobri que gordo, gordo mesmo tem muito pouco no ambiente, mas gostei da proposta, gostei da reunião mas odiava anotar tudo que eu comia (sim no vigilantes você tem que anotar TUDO o que você come e atribuir uma pontuação), fiquei apenas um mês no programa e depois achei que eu podia seguir em casa sozinha sem pagar as reuniões, já que eu tinha os cardápios e a pontuação. Resultado, não fiz porcaria nenhuma e um ano depois estava 10kg mais gorda.
 
Em 2012 resolvi voltar no vigilantes, porém eu continuava odiando anotar o que eu comia e eu tinha a doce ilusão de que como eu tinha muito peso para perder eu não precisava seguir tudo à risca, ou que eu poderia fazer tudo certinho de segunda a sexta e no sábado e domingo comer livremente o que eu quisesse, sqn.
Enfim fiquei muito tempo nessa ilusão, emagreci 10 kg em 18 meses, (é pouco eu sei) mas não desistia pois já tinha tido a experiência de que se eu largasse seria pior, e também tinha e esperança de que um dia ia cair a minha ficha e eu ia fazer o programa certinho e emagrecer.
 
Porém eu fazia uma semana certinha e emagrecia, a outra não tão certinha e mantinha o peso, e uma outra semana escorregava várias vezes e engordava e era esse processo que me acompanhava e tinha me deixado extremamente desmotivada.
 
Ficava ainda mais desmotivada quando alguém me perguntava quanto eu tinha emagrecido e em quanto tempo, me sentia muito fracassada e comecei a perceber que aquilo tudo não estava funcionando pra mim.
 
Comecei a ficar extremamente incomodada pra não dizer com muita raiva mesmo de quem era praticamente magro, tinha engordado 8kg ou 10kg e frequentava o vigilantes e dizia que era muito fácil seguir o programa pois elas emagreciam o que queriam em 3 meses e se achavam expert em emagrecimento, não me levem a mal eu sei que na verdade são essas pessoas é que estão certas, porém pra mim e para outras pessoas que precisavam emagrecer, 20kg, 30kg ou até 50kg era desmotivador, porque não era fácil.
 
Assim começou a ser um fardo frequentar as reuniões, as pessoas que eu tinha mais contato também foram desistindo e eu estava me cansando de toda aquela conversa, os temas das reuniões se repetiam, enfim eu estava vendo que pra mim não ia funcionar, fico feliz em saber que para tantas outras funciona e que elas tem sucesso porém pra mim não estava dando certo.
 
Gente não quero dizer aqui que o vigilantes do peso é ruim ou não funciona, pelo contrário acho o programa super bacana, é flexível e um monte de gente consegue se encaixar nele. Aprendi diversas ferramentas que estou coloco em prática, só que pra mim agora no final não estava mais me fazendo bem.
 
Cheguei a conclusão que eu precisava ir ao psicólogo e começar a fazer terapia pra conseguir me encontrar no processo e mudar a minha relação com a comida. E a continuação desta história conto no próximo post.



5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Maysa!
Obrigada pela visita.
Fiz tanto uso de remédios para emagrecer. Fiquei tão empolgada em eliminar peso em tão pouco tempo que esqueci que não aprendi sobre reeducação alimentar. Depois engordei o dobro que tinha eliminado. Se vc não sente bem, está certa em parar e procurar outra ajuda. Desejo sorte na sua caminhada.
bj e ótimo fim de semana!

Cottage Regressiva disse...

Maysa, muito pertinente suas colocações e, talvez, só entenda quem tem mesmo muito peso a perder. Eu fazia e ia me desmotivando, mas dizia que é por que me achava muito sozinha qd saía das reuniões e ia para casa contar pontos. Mas, de repente, vc citou um determinado aspecto que eu jamais pensei... É mesmo bastante desestimulante aquelas pessoas já super magrinhas na fila ou aquelas que demonstram ter em casa absolutamente tudo o que precisam para a RA e que ficam vibrando com todo processo que se findará para elas em poucas semanas, já que para nós pode levar meses ou anos. Realmente não é fácil. Mesmo assim eu tb gosto do método e muita coisa funciona mesmo para mim. Eu já gosto de anotar. Me sinto no controle, porém, fazer terapia acho que seja o pilar mais importante que trabalha o que realmente importa. Na terapia vc tem a oportunidade de trabalhar seus sentimentos, suas questões mal resolvidas, o famoso: "você tem fome de que"! Creio que vc fez muito bem um buscar ajuda. E por mais que a gente não tenha alcançado ainda nossos objetivos nessas tentativas com VP ou nutri ou seja lá o que for, vamos adquirindo experiência e vamos nos conhecendo melhor. Isso que é mais importante, pois temos a possibilidade de colocarmos em prática aquilo que mais funciona para nós, sem ficarmos, efetivamente, engessadas e vamos percebendo resultados. Torço por vc!!! Um bjo e felicidades

Projeto Corpo Violão disse...

Maysa te entendo perfeitamente. Sempre digo que tem 2 grupos de obesos...o que precisam simplesmente controlar calorias ingeridas X calorias gastas. E outro grupo que come emocionalmente. Usa a comida de várias formas como ferramentas para o psíquico.

Mil bjs
Estou te acompanhando
ATé o próximo post.
Grazi

Ana disse...

É verdade, temos que nos sentir bem e adaptadas. Não adianta fazer parte de um programa perfeito se no momento é de outra coisa que precisamos. O importante é encontrar o nosso caminho.

RENATA OLIVEIRA disse...

Olá
espero que de tudo certo ai!
Beijos e Otima semana ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...