quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lava e Seca impressões detalhadas + presentes

Há algum tempo atrás a Lilian do Mulher Super e a Ângela do Corpo Sano me pediram maiores informações sobre a Lava e Seca, e como eu sei que é um assunto que gera muita dúvida, eu mesma fiz muita pesquisa antes de comprar, resolvi fazer um post com mais algumas informações, agora que estou morando no apê e lavando roupa mais constantemente posso fazer um relato mais detalhado.

A minha lava e seca é uma LG de 8,5 kg você pode vê-la aqui onde relato as minhas primeiras impressões.

Em relação ao sabão eu continuo usando sabão líquido Ariel, comprei na promoção junto com o amaciante Downy com um preço super bom  e como a promoção foi prolongada comprei outras vezes então ainda tenho muito desse sabão. Eu particularmente gosto bastante do Ariel, apesar de algumas manchas mais difíceis continuarem na roupa mesmo após a lavagem, por isso comprei também o Vanish em pó (pois o líquido pra manchas mais difíceis não tava fazendo nem cosquinha). Achei o Vanish em pó bem eficiente, extremamente caro, mas bom.
Outra coisa que pode ajudar na hora das manchas mais difíceis é usar a pré lavagem da máquina, também costumo por um pouco de sabão direto na mancha pra ajudar a remover e assim a roupa fica bem limpa.

Quanto ao cheiro de queimado que ficava nas roupas nas primeiras lavagem sumiu totalmente, hoje só fica o cheiro do sabão e do amaciante.
Em relação ao consumo de água e energia eu acho a máquina extremamente econômica, o consumo de água é difícil comparar pois já vem inclusa na conta do condomínio, em relação ao consumo de energia também não posso reclamar, achava que ela gastaria bem mais do que tem gasto, é claro que como somos somente duas pessoas a utilização é menor do que uma família maior com crianças que sujam mais as roupas.
Embora ela trabalhe bastante aos fins de semana, pois lavo os lençóis todas as semanas, as toalhas, depois as roupas escuras, as coloridas, as brancas se tiverem um volume razoável e as vermelhas que mancham, além dos guardanapos de cozinha.

Outra coisa importante de ressaltar é que as máquinas front load danificam muito menos as roupas, sabe a gola de camiseta que na máquina de tambor sai toda torta, nessa de modelo frontal não acontece dela ficar toda torcida e torta.
O ciclo que eu mais utilizo é o algodão e dificilmente lavo com água quente já pensando na economia de energia. Para secar prefiro o ciclo  "armário secagem". Quando o volume de roupa é pequeno, geralmente roupas brancas ou as coloridas que mancham, deixo lavando no algodão rápido e deixo secando só por 30 minutos, depois deixo no cabide e fica secando no varalzinho.

Uma dica é verificar se as roupas estão secas antes do ciclo se completar, em geral se a máquina estiver cheia o ciclo de secagem completo dura 2 horas, mas as vezes mesmo a máquina marcando meia hora, 45 minutos faltantes para encerrar o ciclo as roupas já estão bem secas e assim você consegue economizar um pouco mais de energia.
Quando tiro as roupas da máquina deixo-as penduradas num cabide no varal até elas esfriarem e só depois eu dobro, pois como elas saem bem quentes da máquina se você não tiver cuidado ao dobrar elas ficam extremamente amassadas. As vezes encerro o ciclo mesmo quando as roupas ainda estão  um tanto úmidas (bem pouco úmidas) pois elas acabam de secar no varal
Porém se você  não tirar as roupas logo depois que encerrar o ciclo se prepare para ter mais trabalho ao passar pois as roupas vão sair totalmente macotadas.

Em relação ao encolhimento não notei nada exagerado não, as roupas continuam servindo normalmente, a única coisa que dá pra sentir é o jeans um pouco apertado na primeira vez que você usa mas depois ele laceia e pra mim isso é normal já acontecia antes de secar as roupas na secadora.
E finalmente em relação a passar ou não a roupa eu acho que se você deixar no cabide esticadinho logo que a roupa sai da máquina até dá pra não passar, porém não fica aquela roupa bem lisinha, bonitinha como se tivesse passada, então como eu gosto de roupa bem esticada prefiro passar com o ferro inclusive a roupa de cama, só não passo as toalhas de banho.

Bom o post ficou enorme, mas espero ter contribuindo de alguma forma com alguém que está pensando em comprar uma lava e seca que na minha opinião é a melhor invenção da modernidade e de loge a minha melhor aquisição doméstica, dá até um gosto lavar roupa. rs...

A Sra. N do Resolvido a Dois também fez um post super detalhado sobre a lava e seca, e o blog Dias a Dois também  aborda suas impressões sobre a famigerada lava e seca.

E mudando de assinto também vou aproveitar e mostrar alguns dos presentes que ganhei no meu aniversário, sim foi meu aniversário semana passada e ganhei algumas coisas fofas, e falem a verdade é muito bom ganhar presentes e ser lembrada pelos amigos e familiares.




Falem se não é linda essa boneca porta-biju, me apaixonei por ela, embora não sei direito onde colocá-la, por hora ela está na minha bancada no home-office.




 Ganhei também esse arranjo de flores, achei um mimo e ficou lindo na minha mesinha.




 Outro presente que eu adorei foi essa "espuma" não sei o nome desse trem e que há tempos estava louca por um desses que serve tanto para encosto para as costas ou apoio para os pés, ele é de espuma da Nasa e é um conforto só, ótimo pra assistir tv no quarto, e ótimo para apoiar os pés no fim do dia.


Acho que eu quero fazer aniversário duas vezes por ano.


14 comentários:

Aline Sabes disse...

Primeiro parabéns pelo seu aniversário!! Os presentes que você ganhou são lindos!

A explicação sobre a máquina só me deu mais vontade de ter uma!!!

Beijos

lilian vieira disse...

oi querida obrigada pelas informações estou pensando em comprar uma,meu medo era gastar muita energia,mas agora que você disse que é econômica vai ser mais fácil convencer o marido,bjos e parabéns pelo aniversário!

Marli Elisabete disse...

Apesar de já ser dona de casa já a algum tempo adorei esta matéria sobre lavar e secar, achei muito interessante!!Afinal a gente sempre aprende algo trocando dicas!!Bjs!!http://marlisalomao.blogspot.com/

Rejane Custódio disse...

Nossa, então essa maquina que lava e seca é boa mesmo. Então vale a pena o custo e beneficio. E Parabéns pelo niver atrasado. Beijos, felicidades e muita saúde!!!

Angela disse...

Amei,amei,amei.Maysa até junho vou ter uma aqui em casa!E como havia comentado contigo quero colocá-la em minha cozinha,até fiz um post de idéias de como enfiar uma máquina na cozinha sem ficar tosco(rsrsrs),é que minha área de serviço quero utilizar para fazer um home office para marido...Foram fundamentais tuas explicações,eu havia lido um post na Rubi há um tempo atrás, e agora com o seu estou certa da minha escolha!
Ótimo feriado!Bjo

Anônimo disse...

Oi Maysa,adorei o relato sobre a máquina lava e seca,andei pesquisando pq pretendo me mudar pra um ap então ela seria o ideal pra mim,agora ja posso pensar entre o sim e o não,obrigada por compartilhar,beijinhos e um otimo feriado!

•♥ Sra. N ♥• disse...

Primeiro Parabéns pelo aniversário atrasado!

E é bom relatar sobre a lava e seca, pq tem muita gente morrendo de vontade de comprar e com muito medo de investir esse tanto e se arrepender.

Sobre amassar d+ quando esqueida lá, é muito verdade... ai pra passar a ferro vai mais tempo e mais luz.

A conta de luz em casa não aumentou, e eu muitas vezes faço o ciclo de secar para guardar de 6 horas...

Bjs

Renata disse...

Ola Mayse, ótimo post...é um dos eltros que mais tneho dúvida...eu achei a capacidade de secagem da LG de 4kg muito pequena...ai tava pensando mais na Eltrolux ou Samsung...
Se cuida, beijos!!

Anabela Jardim disse...

Estou precisando de uma!
http://mulheresprendadasxmulheresmodernas.blogspot.com/

Cissa Branco disse...

Maysa,

Primeiro receba meu abraço e beijos pelo aniversário. Adorei seus presentes. Essa máquina é tudo de bom, tenho uma simples e não posso reclamar porque aqui não existe problema para secar, meia hora no varal e tem que tirar senão torra.
Obrigada pelas palavras carinhosas, são elas e o carinho de vocês que estão me dando força nesse momento.

simone disse...

Oi Maysa,
também tenho uma lava e seca,
e amo só tenho coisas boas
para contar sobre ela!
Beijos!!

Unknown disse...

Que ótimas informações sobre a lava e seca! Eu sempre quis uma... acho que vai facilitar bastante, principalmente em dias de chuva por aqui...

Beijos

Chá Mate com Pinhão disse...

Olá Maysa
Vim retribuir sua visita ao Chá Mate com Pinhão, seja sempre muito bem vinda!
Amei seu blog, ahhh... quero uma boneca dessas também rss... muito Linda!
Beijos
Bia

Vera Moraes disse...

Oi Flor! Vim retribuir a visita. Já passei pelas esfihas - Hum delícia! - Pelo condominío _ não vejo a hora de vender meu ap e comprar uma casa, e agora termino aqui vendo seus presentes. Amei o porta biju, ou porta qualquer outra coisa, a roupinha azul é muito linda! Parabéns atrasadíssimo! Tudo de bom e tenha uma semana linda! Bjaum!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...